segunda-feira, 12 de março de 2012

Receitas para os baixinhos e os altinhos!!!!

Eu sempre gostei muito de cozinhar...o primeiro curso de cozinha que fiz foi há 30 anos atrás, eu tinha só 7 anos e morava em São Roque...a receita era de tomates recheados com atum....delicia e sem risco já que não vai ao forno! Diferente de muita gente que cozinha eu ADORO comer o que eu faço, não tenho modestia alguma em dizer que acho que um prato que fiz estava uma delicia. Para a minha tristeza o meu pequeno Gigante não gosta de comer...na verdade ele detesta!!!! dá pra contar nos dedos as coisas que ele gosta e entre elas estão bolachas, pão de queijo e bolo...Não preciso nem dizer que quase toda tarde atualmente eu me dedico a fazer alguma coisinha pro Felipoca.
Hoje o dia foi de juntar duas das coisas que ele gosta...bolo + pão de queijo! Eu peguei a receita em um grupo que participo no facebook e curto MUITO...chama-se Gastronomia Dentro e Fora...e como foi sucesso total, não só com o Felipe mas também com o Gui e comigo quero dividir a receita com vocês...ai vai, com direito a foto e tudo, ehn?

PÃO DE QUEIJO (em forma de bolo)

PÃO DE QUEIJO (em forma de bolo) ( Andrea Maluf)

Ingredientes:
02 xic de polvilho azedo
3/4 xic de leite
3/4 de xic de óleo
02 ovos
50g de queijo parmesão ralado
01 colh (chá) de sal

Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Untar uma forma de pudim (com buraco no meio), com um pouco de manteiga derretida e salpicar farinha.
Levar ao forno pré-aquecido até crescer e dourar.
Depois desenforma como bolo

Eh, super, hiper fácil e muito, muito gostosa...a frase do meu marido depois do primeiro pedaço foi "Posso comer este bolo inteiro"! ah, diquinha...desenforme, sirva e coma morninho!!!




Outra receita que tem feito sucesso por aqui é um cookie de aveia! Passamos o dia de Natal com a família do Gui em Ribeirão Preto e uma prima super querida, a Glaucia (ela tem um blog bem legal -  http://www.novourbano.blogspot.com ) deu de presente para as crianças um saquinho destes cookies...e para os pais um bolo delicioso, com direito a embalagem charmosa e tudo mais! O Felipoca que como falei nunca come, pegou o saquinho e só parou de comer quando a bolacha acabou! Claro que pedi a receita para a Glau e tenho feito sempre pra ele....ai vai a receita!


- 2 ovos
- 2 xícaras aveia em flocos finos

- 1 xic. de farinha de trigo

- 1 xic. de açucar cristal ou 1 1/2 xic de açucar mascavo
- 100 g de manteiga
- 1 colher de chá de fermento em pó

Num bowl misture a farinha, aveia e o açucar. Amasse a manteiga e os ovos nessa mistura. Agora você terá que usar as mãos até a massa ficar homogênea. Ela é meio pegajosa... molde bolinhas achatadas e ponha numa forma. Não precisa untar. Forno médio por 30 minutos em média. Se quiser dar formas especiais para as bolachinhas tem que deixar mais seca... com um pouco mais de farinha e aveia.
Ah, e se quiser incrementar pode colocar gotas de chocolate, canela, uvas passas, etc.
Ah, eu sempre tenho feito com farinha e aveia integral e açucar orgânico, delicioso e saudável!

Olha ai o Felipoca se deliciando com uma delas!

2 comentários:

  1. Mto gostoso seu blog, conterrânea. Fico com água na boca cada vez que vejo seu bolo de pão de queijo. Vou testar/provar qualquer dia desses.

    bjs
    TATI LIMA

    ResponderExcluir
  2. ai que orgulho!!!! esse felipoca me mata de alegria! ainda não fiz o bolo de pão de queijo... mas qdo provar te conto! bjs

    ResponderExcluir