quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Assunto Serio - Retinopatia by Dr Paulo Telles

Durante os 3 meses que o Felipe ficou na UTI eu tive a imensa sorte e prazer de conhecer pessoas maravilhosas e entre elas esta o Dr Paulo Telles, um neo-natologista que foi super importante para o Gigante. Quando o Felipe tinha 5 dias de vida, ele chegou ao seu menor peso...560gr e apesar de seu pulmao estar "bom" ele estava tao magrinho que o esforco muscular que era preciso para respirar fazia com que ele ficasse muito, muito cansado!!! E naquela noite o Dr Paulo tomou uma decisao dura mas que foi fundamental para que o Felipoca voltasse a engordar e entao melhorar, ele entubou o Felipe. Depois de 2 dias com o tubinho ele comecou a ganhar peso, recuperou sua energia e tiraram o tubinho e dai foi so alegria....eu digo que este menino eh um Gigante!!! mas confesso que teve ajuda de muita gente competente! Voltando ao Dr Paulo, ele tem um perfil no facebook e vire e mexe faz uma consultinha la mesmo e da dicas super bacanas para as maes! Esta semana ele colocou um texto sobre um assunto super importante - retinopatia. Eu adorei e pedi a autorizacao dele para dividir com vcs. Ai vai:


"Após longo período sem postar novidades, resolvi escrever sobre a Retinopatia da prematuridade, já que estava devendo este assunto para algumas mães. O cuidado com o bebês prematuro é bem diferente do cuidado de um bebê que nasceu de termo, (mais de 37semanas), puxando a sardinha para o lado dos neonatologistas, pediatra especializado em recém nascidos e também no acompanhamento dos prematuros, procure sempre um especialista se seu filho foi prematuro, desta forma estará garantindo uma melhor evolução para seu pequeno(a).
A Retinopatia é a principal causa de cegueira infantil no Brasil, se seu filho foi prematuro vc certamente já ouviu falar deste assunto durante o período de internacão na UTI.
Oitenta por cento dos bebês prematuros que nascem com peso entre 750-1000g vão desenvolver retinopatia, 10% destes podem ficar cegos se o diagnóstico e o tratamento adequados não forem feitos. Quanto mais prematuro é o bebê ou menor o seu peso ao nascimento, maiores as chances de desenvolver a retinopatia da prematuridade.

Retinopatia da prematuridade ocorre por que o olho do bebê prematuro ainda não 
terminou o desenvolvimento necessário quando saiu da barriga da mãe. Os vasos que 
levam sangue , nutrientes e oxigênio para a retina (que é a parte do olho que capta a visão) ainda não terminaram o sua formação na hora do nascimento, e vão ter que crescer num ambiente diferente daquele controlado na barriga da mãe. 
Assim, alguns bebês podem desenvolver vasos frágeis que podem sangrar dentro do olho e assim descolar a retina da esclera (parte branca do 
olho), causando a perda de visão. 

Desta forma, todo prematuro que tenha nascido com menos que 1500g ou idade gestacional menor que 32 semanas deve examinado por um oftalmologista especializado em oftalmopediatria ou retina, entre 4 e 6 semanas de vida . 
Algumas situações como infecções, transfusão de sangue, necessidade de intubação e ventilação mêcanica e uso de oxigênio podem favorecer o surgimento da retinopatia.

O mais importante é que existe tratamento para as fases inicias da doença como a crioterapia ou raios laser. 
Mas o mais importante é sempre a prevenção."

Dr Paulo Telles


Para terminar o post nao posso deixar dizer que para cuidar dos olhinhos do Felipe nos escolhemos uma pessoa muito especial, o Dr Sa, oftalmologista de primeirissima, dedicada e mega carinhoso com os pequenos...cuida de baiximos e grandinhos e eh super "craque" em Retinopatia da Prematuridade. Ele atende nas UTIs quando os pequenos ainda estao por la e em uma clinica em Higienopolis:

Luis Carlos de Sá
Rua Mato Grosso, 306 - 3andar cj 311
Tel: 11-3211-2000

Um comentário:

  1. Andrea, vc sabe se o Dr Paulo atende algum convênio? Poderia me passar o telefone do consultório dele? Meus filhos tb ficaram na UTI, a Júlia nasceu em janeiro agora e ficou 1 mês e meio, e o Mateus que já tem 4 anos ficou 2 meses e meio.
    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir